Volta às atividades físicas exige cuidados com lesões no joelho

Depois de mais de três meses de interrupção, devido à pandemia, a prática de atividades físicas, começa a ser retomada em Nova Friburgo e em todo o Brasil. Aos poucos, o esporte de alto rendimento também começa a recuperar seu ritmo no mundo. Apesar do retorno de muitas modalidades, aquelas praticadas em centros urbanos, academias e as próprias corridas de rua exigem preparação e cuidados para alcançarem o melhor ritmo com o menor risco de traumas.

Sem tempo para uma preparação adequada e uma pré-temporada completa, o risco de lesões é alto e alguns cuidados especiais precisam ser tomados. “Depois de muito tempo parado, as lesões são um ponto de muita preocupação, pois o esporte de alto rendimento exige muito do físico dos atletas. Para reduzir os riscos é muito importante que aconteça uma preparação prévia com o aumento gradual de atividades, até que encontrem o ritmo e condição física ideal”, explica dr. Samuel Lopes, médico ortopedista, especialista em traumas do esporte.

Fazer atividade física regularmente e praticar esportes é extremamente saudável e muito importante para a qualidade de vida, porém essas atividades e esportes exigem muito do joelho. De acordo com especialistas, três estratégias são importantes para a prevenção de lesões na prática esportiva: fortalecimento da musculatura, aquecimento antes da atividade e execução de exercícios dentro das limitações físicas e de espaço.

Para quem quer evoluir nos esportes ou mesmo quem já teve uma lesão ou está no processo de reabilitação, é preciso inserir exercícios em que haja instabilidade, mudanças de direção, superfícies instáveis para que a resposta neurossensorial seja treinada, a fim de que haja uma melhora da capacidade da pessoa. E para quem nunca teve lesões, fazer esse tipo de trabalho também vai atuar na prevenção da ocorrência de problemas.

fonte: Jornal A Voz da Serra
imagem: DragonImages, de envatoelements



Whatsapp