O ortopedista Dr. Murilo Moreira, especialista em joelho, participou de um evento em Harvard, Boston (EUA), com foco em inteligência artificial e robótica aplicadas à cirurgia do joelho e empreendedorismo na medicina. Dr. Murilo integrou a mesa de discussão, destacando como incorporar essas tecnologias no dia a dia assistencial e na gestão de serviços, dentro e fora do consultório.
No encontro, ficou evidente que IA e robótica vieram para ficar, exigindo formação contínua e adoção responsável pelos médicos para ampliar segurança, precisão e padronização de processos.
No segundo dia, a programação ocorreu no Instituto da Johnson & Johnson, em Raynham (MA), com treinamentos práticos em robótica e no uso do material “sleeve” — suporte compressivo utilizado para estabilidade e proteção da articulação, que pode aliviar dor e auxiliar na recuperação pós-lesão ou pós-cirurgia, quando bem indicado e dentro de protocolos.
Próximos passos — As experiências serão integradas aos protocolos de indicação, técnica e reabilitação adotados pelo especialista em Ribeirão Preto.