Artroscopia de joelho

Está em busca de informações sobre a artroscopia de joelho? Antes de mais nada é sempre importante ressaltar que a busca por um especialista é primordial para que o médico possa avaliar qual é o seu caso e como será conduzido o seu tratamento antes e depois do procedimento cirúrgico. 

O que é a artroscopia de joelho?

A artroscopia de joelho é um procedimento minimamente invasivo, utilizado para tratar e diagnosticar alterações dessa articulação. Com uma técnica cirúrgica avançada, o cirurgião pode diagnosticar e tratar lesões com maior precisão, olhando diretamente no joelho por meio de videocirurgia, oferecendo assim, a melhor escolha de tratamento, respeitando a individualidade de cada paciente e de cada lesão.

Também podemos tratar a artroscopia de joelho como um procedimento cirúrgico ortopédico utilizado para visualizar, diagnosticar e tratar problemas de determinada articulação. Essa é uma técnica avançada capaz de tratar lesões (Meniscais, Ligamentares ou da Cartilagem)  olhando diretamente no joelho por meio de videocirurgia.

Para saber mais detalhes sobre essa cirurgia, fale abertamente com seu médico cirurgião e tire todas as suas dúvidas sobre a artroscopia do joelho

Quais os benefícios da artroscopia de joelho?

Como dissemos acima, a artroscopia de joelho é minimamente invasiva e, exatamente por essa razão, os riscos quando comparados aos de uma cirurgia padrão são reduzidos. Além disso, o tempo de recuperação é menor. 

Mais um benefício é que essa cirurgia é rápida, o tempo de duração da artroscopia de joelho gira em torno de 25 minutos, mas o tempo pode variar de paciente para paciente. Além do mais, para quem precisa fazer esse tipo de procedimento mas tem medo da cicatriz, pode ficar tranquilo, ela é menor e você pode tirar essas dúvidas com seu médico também. 

Quando a artroscopia é indicada?

A artroscopia de joelho é indicada para reparar lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho. Fator importante a ser considerado é a opinião médica, portanto sempre procure por um especialista da área. 

Quanto tempo após a cirurgia a pessoa pode voltar às atividades normais? 

Apesar de reduzir consideravelmente os riscos de uma cirurgia padrão, é necessário que o paciente tenha uma reabilitação bem-feita. Mesmo com vários benefícios é necessário repouso pós cirurgia, elevação, compressas com gelo e exercícios de contração muscular.

No entanto, voltar às atividades normais vai depender da lesão e do tipo da cirurgia, pois uma  meniscectomia, via artroscópica, tem tempo de retorno , ao nível pré-lesão, de 1-2 meses. Já uma reconstrução Ligamentar, algo em torno de 9 meses, por exemplo.

Como é feita a artroscopia de joelho?

A artroscopia de joelho é feita através de duas pequenas incisões. Durante o procedimento, o cirurgião ortopédico insere o artroscópio (um instrumento pequeno com uma câmera do tamanho de um lápis) na articulação do joelho. O artroscópio envia a imagem para um monitor de televisão. Pelo outro porta de acesso, introduzimos uma pinça para realizar o procedimento planejado.

Fale com quem entende de artroscopia de joelho

Se quer saber mais sobre artroscopia de joelho e tirar outras dúvidas ou para realizar este tipo de procedimento, o ideal é consultar-se com um especialista em cirurgia do joelho.

Preenchendo o formulário abaixo, você entra em contato com a equipe do Dr. Murilo Moreira.

Você também pode falar com um médico cirurgião através do botão do WhatsApp ao lado.

Marque uma consulta



Whatsapp