Você já Ouviu Falar em Derrame Articular?

O chamado derrame articular, ou inchaço do joelho, ou a popular “água no joelho” ocorre quando o excesso de líquido se acumula dentro ou ao redor da articulação do joelho. E, como veremos mais para frente, existem muitas causas comuns de inchaço, incluindo artrite e lesão dos ligamentos ou menisco (cartilagem no joelho).

O liquido sinovial é uma espécie de lubrificante produzido pela membrana que envolve o joelho, chamada cápsula articular. Ele é produzido por células chamadas de sinoviócitos. O liquido deve ter viscosidade para que as superfícies cartilaginosas deslizem sem atrito e deve conter nutrientes para que todas as células da cartilagem, chamadas de condrócitos sejam nutridas.

Sua drenagem é realizada pelo sistema linfático da região posterior do joelho.

Em condições normais, a quantidade de liquido considerada normal no joelho é de 2 a 3 ml. Acima disso, temos o inchaço ou derrame articular.

Existem inúmeras causas para que o derrame articular do joelho ocorra. Pode resultar de trauma, uso excessivo ou doença sistêmica (que acomete o corpo todo). Uma compreensão de todas as doenças do joelho é fundamental para fazer o diagnóstico correto e formular um plano de tratamento.  As causas traumáticas mais comuns de derrame articular do joelho são lesões dos ligamentos do joelho, ósseas e meniscais e síndromes de overuse (excesso de uso).  As etiologias atraumáticas incluem artrites autoimunes ou não, infecção, deposição de cristais e tumor. É essencial comparar o joelho afetado com o joelho não afetado. O exame físico sistemático do joelho, utilizando manobras específicas, o uso adequado de exames de imagem diagnóstica e a artrocentese (punção e analise do liquido) estabelecem o diagnóstico e o tratamento corretos.

Um Pouco de Anatomia
O joelho é uma articulação composta por três compartimentos: a primeira, entre os côndilos femorais e tibiais mediais, a segunda, entre os côndilos femorais e tibiais laterais e a terceira, entre a patela e o fêmur.

Move-se através de flexão e extensão, rotação interna e externa e um pequeno grau de deslizamento ântero-posterior.  Quatro ligamentos principais suportam o joelho, que é a maior articulação do corpo. Os ligamentos cruzados anterior e posterior fornecem estabilidade anterior e posterior, impedindo a luxação da tíbia no fêmur. Os ligamentos colaterais mediais e laterais fornecem estabilidade às tensões lateral e medial, respectivamente.

Prevenção do Derrame Articular
-Um joelho inchado é tipicamente o resultado de uma lesão ou condição crônica de saúde;
-Para gerenciar sua saúde geral e prevenir lesões, consulte regularmente um médico do exporte e mantenha o fortalecimento muscular direcionado ao exporte que você pratica;
-Nunca treino sozinho (a). Um profissional da educação física experiente vai te ajudar a periodizar seu treino;
-Nunca faça aumento súbito de volume e intensidade de treino;
-Mantenha um peso saudável. Excesso de peso contribui para o desgaste e danos que podem levar a um joelho inchado.

fonte: Dr. Adriano Leonardi
imagem: ASphotostudio, de envatoelements