Entorse do joelho

Boa parte das lesões no joelho está relacionada com a prática de atividade física e com a entorse não é diferente. Essa lesão ocorre quando um movimento articular tende ultrapassar o seu limite sobrecarregando os ligamentos e a cápsula articular.

A gravidade da entorse irá depender da forma que o indivíduo sofre a lesão e sua magnitude, mas a maioria dos casos de entorse de joelho são lesões de grau leve que ocasionam dor e inchaço. Todavia, quando a lesão é grave, a entorse pode ser responsável por lesão ligamentar, meniscal, condral (cartilagem) e sinovite reativa (água no joelho).

A causa mais comum é quando o joelho faz um movimento brusco para “dentro” (rotação interna de quadril) com o pé fixo ao solo. Ao sofrer algum episódio de entorse do joelho que ocasione sintomas mais intensos, o recomendado é que o paciente procure atendimento médico para realização de exames, com objetivo de diagnosticar a entorse e identificar se há alguma estrutura envolvida/lesionada. Exames de imagem como o Raio-X e Ressonância Magnética podem ser solicitados.

O que é Entorse de Joelho?
Na articulação do joelho existem diversos ligamentos, sendo que quatro deles são os mais conhecidos por serem as estruturas comumente lesionadas em entorses de joelho, são eles dois ligamentos cruzados (anterior e posterior) no centro e os outros dois, um em cada lado da articulação (ligamentos colaterais – medial e lateral). estes ligamentos trabalham em conjunto para proporcionar estabilidade passiva da articulação do joelho.

A entorse do joelho acontece justamente quando um movimento articular excede o seu limite fisiológico, ocasionando uma sobrecarga dos ligamentos e cápsula articular.

Muitas vezes a entorse pode ser considerada “leve”, manifestando apenas sinais de dor e inchaço (edema), sem sinais de instabilidade. Entretanto, em outros casos, a entorse pode levar a lesão ligamentar, meniscal, condral (cartilagem) e sinovite reativa (“água no joelho”).

Causa
O estiramento em excesso do ligamento está associado a uma força aplicada sobre a articulação que acaba promovendo a torção súbita do joelho. Um mecanismo típico de entorse de joelho é a queda em decorrência de um tropeço e lesões durante a prática esportiva.

A entorse mais comum é quando ocorre em “valgo”, ou seja, quando o joelho é levado bruscamente para o lado interno e o pé permanece fixo ao solo.

A gravidade da lesão vai depender das estruturas que podem ter sido acometidas, enquadrando-se em três diferentes graus:

– 1º Grau: Neste caso, poucas fibras são danificadas e, na grande maioria dos casos o ligamento cicatriza  naturalmente.
– 2º Grau: Um número mais considerável de fibras são danificadas, mas o ligamento ainda não perde a capacidade de promover estabilidade articular.
– 3º Grau: Houve ruptura completa do ligamento.

Diagnóstico e Exames
O fisioterapeuta ou médico deve associar a história do trauma com o mecanismo de lesão, seguido de exame clínico detalhado e radiológico (raio-X e RNM), quando necessário.

Sintomas
Na maioria dos casos, os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, rigidez, inchaço e hematoma. Mas dependendo da gravidade da entorse, outros sintomas também podem se manifestar, como a instabilidade da articulação e dificuldade ao realizar atividades prévias à lesão (redução da amplitude de movimento).

Tratamento
Para as entorses leves, o uso de compressas de gelo imediatamente ao trauma ou entorse por 30 minutos, 3 a 4 vezes ao dia deve ser realizado, bem como diminuição da descarga durante as atividades cotidianas com uso de muletas axilares ou canadense.

O tratamento conservador por meio de Fisioterapia apresenta resultados muito satisfatórios, utilizando recursos para controle da dor, diminuição do edema e inflamação, seguida de correção biomecânica, melhora dos padrões anormais de movimento e treino de gesto esportivo (em caso de atletas).

fonte: Instituto Trata, escrita pelo Dr. Thiago Fukuda
imagem: leszekglasner, de envatoelements