Caroço no joelho: O que pode ser? Tem que operar?

Um caroço no joelho pode representar uma série de condições clínicas. Ele pode aparecer após uma pancada, ou pode estar na região após um tempo, trazendo ou não dor.

Vamos ver as principais causas de caroço no joelho.

Cisto Sinovial No Joelho
Uma condição bem comum, caracterizada por um caroço no joelho, é o cisto sinovial, também conhecido como cisto de Baker.

Esse tipo de cisto aparece na parte de trás do joelho, como um caroço mole. Além disso, podem aparecer outros sintomas como formigamento, dor leve, uma vez que o cisto, com o seu crescimento, pode pressionar ligamentos e tendões.

Geralmente, o cisto vai crescendo com o passar do tempo, próximo à articulação afetada, no caso, na parte de trás do joelho. Mas esses cistos podem aparecer de uma hora para outra, especialmente depois de pancadas. Esforços repetitivos também podem levar ao seu surgimento.

O tratamento do cisto de Baker depende de seu tamanho e dos sintomas apresentados pelo paciente. Caso a dor presente seja um fator incomodante ao paciente, o uso de anti-inflamatórios pode ser indicado.

Um tratamento comum é a aplicação de gelo no local, várias vezes ao dia, o que ajuda a diminuir a dor.

O tratamento conservador inclui sessões de fisioterapia, com alongamentos e compressão para que haja a drenagem natural do cisto.

A cirurgia é indicada somente quando o tratamento conservador não apresentou bons resultados. No caso, o paciente é anestesiado localmente e o cisto é completamente removido.

Após a cirurgia, sessões de fisioterapia são recomendadas, pois auxiliam na recuperação do paciente.

Caroço No Joelho Abaixo Da Patela
Uma condição que afeta crianças de média de idade entre 10 e 15 anos, sendo caracterizada por um caroço localizado abaixo da patela, é a Doença de Osgood Schlatter.

A Doença de Osgood Schlatter é caracterizada por dor, inchaço e sensibilidade na região anterior da patela, denominada tuberosidade tibial . A doença afeta mais os meninos, embora os casos em meninas estejam aumentando, uma vez que elas estão ficando mais ativas.

O diagnóstico da doença é eminentemente clínico, não sendo necessários exames de imagem, a não ser que outras condições estejam presentes.

O tratamento envolve medicação e repouso. A utilização de anti-inflamatórios não-esteroidais ajuda a diminuir a dor. Não há limitação para a criança para a prática de exercícios.

Acredita-se que a Doença Osgood Schlatter pode ser causada pela flexão em excesso do joelho na fase em que a criança ainda está em crescimento, mas não é uma condição preocupante.

Caroço No Joelho De Adultos
Algumas condições clínicas, mediante seus sintomas, podem ser confundidas com caroço.

Uma dessas condições é a tendinite patelar.

A tendinite patelar é a inflamação do tendão que liga a patela (o osso localizado no interior da articulação do joelho) à tíbia (o osso da perna).

As tendinites costumam causar inchaço e aumento de volume na região.

A tendinite patelar é uma condição que traz dor, sendo conhecida como “Joelho de Saltador” e é diagnosticada pelo médico ortopedista.

A doença é comum em quem submete a articulação do joelho a esforços repetitivos, como ciclistas, praticantes de atletismo, basquetebol, voleibol e handball.

O chamado overtrainning (excesso de treinamento) é uma característica comum em atletas amadores que apresentam tendinite patelar.

Inicialmente, é preciso remover o paciente do quadro de dor aguda, com a utilização de medicação anti-inflamatória, gelo e sessões de fisioterapia.

A fisioterapia envolve melhora no agachamento, fortalecimento da musculatura do quadril e do joelho, além de treinamento proprioceptivo.

Caroço No Joelho Após Pancada
Quando o joelho sofre uma pancada, dependendo de como foi e da intensidade, é necessário um diagnóstico imediato do quadro.

Diversas condições clínicas podem estar presentes e, em geral, os sintomas indicam inchaço, dor e vermelhidão no local.

A primeira ação que se pode fazer após a pancada é a colocação de gelo no local. A crioterapia (colocação de gelo) ajuda a diminuir o inchaço e aliviar um pouco a dor. As compressas de gelo devem ser mantidas no joelho após a pancada, sobretudo nas primeiras 24h, pois isso ajuda a diminuir a resposta inflamatória do organismo.

É importante que após a pancada, sobretudo se o joelho parecer muito inchado, se a dor não passar em 48 horas ou se outros sintomas aparecerem (como febre), um serviço ortopédico de emergência seja consultado para que se possa obter o diagnóstico correto da patologia.

No serviço de ortopedia de emergência, mediante o relato do caso e dos sintomas, o médico ortopedista certamente prescreverá medicamentos anti-inflamatórios e pode haver necessidade de exames de imagem.

O médico ortopedista também poderá prescrever sessões de fisioterapia. A fisioterapia ajuda muito na melhora do quadro de dor em longo prazo e no tratamento das causas do problema.

A fisioterapia também é indicada após artroscopia, uma vez que ela permite que o indivíduo volte a movimentar a articulação e a fazer movimentações, além de ser importante para o fortalecimento de toda a musculatura da região.

Conclusão
Existem diversas situações clínicas que podem resultar em caroço no joelho, que pode ou não doer e pode surgir espontaneamente ou após pancadas.

As condições mais comuns para esses casos são o Cisto de Baker, a Doença de Osgood Schlatter (em crianças) e algumas outras situações que podem ser confundidas com caroços, mediante o inchaço da região, como é o caso da tendinite patelar.

Em casos de pancadas, é importante colocar gelo no local e caso a dor não desapareça em 48 horas, ou caso haja outros sintomas associados, é importante buscar o atendimento médico ortopédico de urgência, para que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

fonte: Instituro Trata, escrita pelo Dr. Thiadgo Fukuda
imagem: michelangeloop, de envatoelements